top of page
A Flor de Roma
A Flor de Roma

A flor de roma

Especial Hobbies - Pinturas

A Flor de Roma

             E aqui está mais uma pintura a oleo, muito facil de realizar, e pode perfeitamente servir de exemplo, do que se pode fazer,  logo nos primeiros momentos. Não serve experiência, e muito menos conhecimentos tecnicos. Interessa isso sim, que nos deixemos entusiasmar pela pintura, que a possamos sentir, nos diga qualquer coisa, e se o seu objetivo não é comercializa-la ou expo-la numa galeria, então comece já.

          Como ia dizendo, trata-se de um campo de flores, as Margaridas, com o seu coração de oiro, completamente vestido de branco; são realmente muito bonitas. Direi desde já que é apenas uma ilustração de uma dedicatória em verso, a uma Grande Portuguesa em Roma, com Nossa Senhora de Fatima, na face principal; isto não lhe tira valor, de repente lembro-me de num destes domingos atrás o nosso Reitor(outra grande referencia em Roma)na sua homilia dominical, citando a Biblia, e referindo-se a Belem, dizer que não era de modo algum,a menor das cidades de Israel; sendo então uma ilustração dos versos, de algum modo se deve identificar com eles, e assim é: vemos em primeiro plano as Margaridas, e depois em cima o Ceu, dividido em duas partes: o inferior e mais claro o ceu que todos vemos,e a nosso modo conhecemos, e mais acima um ceu mais azul escuro, o Ceu Profundo e desconhecido; como que a dividir os dois ceus, as nuvens, que a seu modo, associando-se e prestando tambem elas homenagem às Margaridas, se dispõem em forma de M ; vemos tambem que as Margaridas que ja cumpriram a sua missão terrena e o fizeram de forma gloriosa , como as do Jardim das Margaridas, se desprendem e se elevam atravessando o ceu conhecido e embrenhando-se já no Ceu Profundo, em direção ao Jardim Encantado ou Eterno. O modo como chegarão ao seu destino sem desvios se deve à Grande Estrela como pode ver nos versos ao nosso Reitor neste mesmo site.

        A maneira pratica de o executar é de facto muito simples: uma camada de gesso acrilico na madeira, para começar, e depois principiar com as flores, fugindo dos contornos nitidos, que requerem tempo e habilidade, e pintando-as um pouco desfocadas, colocando um pouco as maiores à frente, e com uma cor mais carregada, ou mais quente; atrás um pouco mais pequenas, descoloridas, de tendência azulada, as outras; se ficam assim ou um pouco diferentes, não tem importancia, porque não sendo uma fotografia, os seus contornos podem ser variados; tudo o resto funciona da mesma maneira; a parte frontal,como não podia deixar de ser foi executada com o auxilio da preciosa, inestimavel e sempre fiel proxxon drill, com prolongamento flexivel e frezas na extremidade. Bom trabalho.

      Obrigado pela visita.

                                                                                                   Saluti, dos santos

bottom of page