top of page
Pasta e Pizza | Hobbygaia
Pasta e Pizza | Hobbygaia

Pasta & Pizza

Especial Hobbies (pasta & pizza)

 

              Tambem aqui uma saudação muito especial ao hobbista principiante, o que no dia a dia começa a ver as pequenas coisas que nos rodeiam por outra prespectiva, a sentir-las, admirá-las, desejar-las, coleccionar-las ou criar-las enfim, não poder fazer a menos de viver no meio delas;  já os que há muito cultivam estes gostos, ou aqueles que olham ao seu redor apenas de relance, certamente não encontrarão aqui nada de novo ou interesse, e a meu aviso, fazem bem em procurar outros sites; dito isto, se na pagina anterior foi tentado a visitar Roma pela sua grandeza, monumentos, capolavori de grandes maestros por todo o lado, nesta tambem o será, desta vez abrindo-lhe o apetite, com a pastasciutta e pizza, sinónimos do Bel Paese, cozinhados em mil e um modos, raviolli, tortellini, cannelloni, lasagna, etc, cada um melhor que o outro, fáceis, rápidos e económicos, o que em tempos de crise não é da pouco. Devo porém confessar que sem  a ajuda da Lina, excelente na cozinha, como testemunha o dottore Biagio, trinta anos depois ainda a elogia, (un caro saluto a lui e à dottoressa), isto não seria possivel.

                                   

                              Spaghetti con cavolo Romano

                                                             +++ o que serve +++

      1- Pasta, que terá de ser de grão duro. ( a De Cecco é optima)

      2- Couve Flor Romanesca, excelente, com a sua belissima cor verde, até os olhos ficam encantados, e crua se pode comer tão saborosa é; aliás a escolha desta receita se deveu a ela,ou não fosse originária de Roma, uma forma de a publicitar, quem não a conhece é tempo de o fazer, e os amantes de verdura melhor não podem encontrar, o máximo em propriedades alimentares; mesmo só em último caso, use a comum couve flor branca, sabendo desde já, que o resultado final vai ficar empobrecido a nivel alimentar, gustativo e visual; e se comprou em excesso, o que deverá fazer, use a restante na centrifugadora... juntamente com outras verduras. Excelente!!!

      3- Parmigiano ralado, que deverá ser Regiano

      4- Sal, pimenta, dois dentes de alho e azeite do bom; para os mais gulosos duas ou três anchovas.

                                                            Preparação

       Corte ao meio todas as pequeninas partes da couve flor, (as folhas guarde-as para outra ocasião); em água a ferver, coza todos os pedacinhos, dois ou três minutos; na mesma água ( um litro por 100gr), coza a pasta e entretanto, ponha uma sertã grande ao lume e deite os alhos picados muito miudinho com um pouco de azeite, durante dois minutos; aqui,e para os adeptos de grandes sabores, junte duas ou três anchovas (eu pessoalmente não tenho necessidade), mexendo  até se desfazerem; junte o cavolo, sal e pimenta e deixe por dois minutos a ganhar sabor; retire a pasta ao dente da água, escorra-a, e deite-a na sertã, juntando azeite e parmigiano, fazendo-a saltar  para se misturar bem. É tempo de a servir, deitando um pouco mais de azeite e parmigiano, e como em todas as pastas, este ultimo tambem as acompanha à mesa.

 

      Buon Appetito.

                                                    

                                                     Pizza Margherita

               Verdadeiro simbolo da Italia no mundo, esta pizza napolitana, embora sendo das mais simples e económicas de fazer, tornou-se uma lenda e por direito próprio uma verdadeira Rainha. De facto foi criada para homenagear a Regina Margherita di Savoia e é feita com três ingredientes principais bem coloridos: o verde do basilico, o branco da mozzarella e o vermelho do tomate, ou seja as três cores da bandeira Italiana.

                                                          +++    o que serve  +++ 

       1- 150g de farinha nº0 +150g nº00 

      2- 200g de tomates pelados

      3- 2 colheres de café de azeite

      4- 10g de fermento de cerveja

      5- qualquer folha de basilico fresco

      6- sal

      7- 250g de mozzarella de bufala

      8- 150 ml de água cerca

                                               Preparação

      Misture as farinhas, dissolva na água tépida o fermento e faça a massa, juntando depois o azeite e o sal. Trabalhe a  massa energicamente, até se tornar bem lisa ou elástica, aproximadamente 15 minutos. Faça uma bola, cubra e deixe levedar duas a três horas, aumentado o seu volume para o dobro. Corte a mozzarella aos cubos pequenos ficando a escorrer a água. Junte  aos tomates azeite, sal e basilico. Estenda a massa com o rolo até ficar fina, e coloque-a no tabuleiro de ir ao forno. Com as dez pontas dos dedos bata por toda a base  dezenas de vezes, para se tornar rugosa,com uma particularidade: os dedos descem na vertical e levantam-se um pouco obliquos no sentido exterior com o obectivo de lentamente ir arrastando a massa para o bordo  que ficará um pouco elevado; deite-lhe o sugo de tomate e leve ao forno a 220º por 15 a 20 minutos; retire-a, espalhe a mozzarella em cima e deixe cozer por mais cinco minutos. Controle se a parte inferior tem sinais de cozedura, nunca coma uma pizza toda branca por baixo.

      Sirva, com algumas folhas de basilico em cima.

 

      Buon Appetito. 

                                                                                                           Saluti, dos                                                                                                                         santos

HobbyGaia | Pizza Margherita
HobbyGaia | Pasta al cavolfiore romano
bottom of page